Resenha sobre materiais utilizados

 

Alunos de educação infantil, pais e funcionários

A cor da vida

Semíramis Paterno

Editora Lê

Sinopse: O livro não tem texto. A história é contada por meio de imagens.

              Duas crianças – uma menina negra e um menino branco – se encontram em um shopping center e se tornam amigos. “Com esse livro, a autora possibilita a discussão da temática das relações raciais pelo olhar das crianças. Por meio de um jogo poético com as cores, duas crianças mostram para suas mães que a luta pela igualdade não significa apagar as diferenças.” (Resenhas do kit de literatura afro-brasileira – SMED/BH, 2004, p. 8) 

Alunos da 4 a série

Gibi Toinzinho apresenta Zumbi e o Dia da Consciência Negra

              Toinzinho é o personagem de gibis distribuídos gratuitamente que abordam diversos temas por meio das vivências do personagem principal e sua turma. Nesta edição a turma de Toinzinho é convidada para comemorar o aniversário do avô de uma de suas amiguinhas. Na festa, o avô de Toinzinho, Francisco, revela para as crianças aspectos da história e da cultura africana e afro-brasileira. Aborda temas como a organização social e política do continente africano, resistência dos negros escravizados ao regime escravocrata por meio das rebeliões e fugas, como era o quilombo dos Palmares, e quem foi Zumbi dos Palmares, contextualizando o significado do Dia da Consciência Negra. 

Alunos da 8 a série

Filme: Kiara, corpo de rainha

              Curta metragem: Kiara é fruto do projeto SOS Racismo e foi produzido em 2001 pela ONG pernambucana Dijumbay em parceria com a produtora de vídeo Lembadilê, com apoio do governo do Estado de Pernambuco. Esse documentário retrata a vida de uma menina negra em processo de descoberta de sua identidade racial, observando as diversas situações ao seu redor que colocam a pessoa negra em condição de inferioridade e não-reconhecimento de seu valor. Kiara convida o espectador em geral, e professores em particular, a refletir sobre a situação de crianças e adolescentes afro-brasileiros diante de uma sociedade ainda preconceituosa em relação às suas origens étnicas.

 

 

Veja também: Questionários aplicados